Como conduzir não conformidades?
- Uma vez identificada, uma não conformidade deve ser investigada e sua criticidade deve ser avaliada. Dependendo da criticidade, ações imediatas de controle e correção serão necessárias.
- Durante a investigação, a análise das possíveis causas raízes devem ser realizadas assim como a existência ou possibilidade de ocorrência de não conformidades similares.
- Após a investigação, um plano de ação deve ser planejado com as ações corretivas, as ações preventivas e os respectivos responsáveis pela implementação.
- Em seguida, o monitoramento das ações deve ser realizado pois avalia-se a efetividade das ações colocadas em prática.

Importância dos registros
Os registros devem conter informações relevantes geradas durante o processo, desde a descrição da não conformidade, as análises realizadas pelos profissionais envolvidos, as decisões tomadas, as ações e respectivos resultados até a conclusão.
A condução de não conformidades não visa identificar e punir responsáveis e sim promover o conceito de melhoria contínua e evolução da empresa, no intuito de atender as necessidades e expectativas dos clientes e das partes interessadas.
Existem diversas ferramentas da qualidade que auxiliam na tomada de decisões pois facilitam a identificação das possíveis causas e agrupam, selecionam e priorizam as ações que serão implementadas.